sexta-feira, 14 de outubro de 2016

O Nobel dá música

Colocar Bob Dylan no mesmo nível de Yeats, Bernard Shaw, Thomas Mann, Hesse, Faulkner, Churchill, Hemingway, Camus, Steinbeck, Sartre, Beckett, Neruda, Garcia Marquez, Saramago, Grass, Vargas Llosa, entre outros, é roçar o ridículo.
Aberta a caixa de Pandora, Axl Rose, Bono e até quem sabe Abrunhosa, poderão em breve surgir como potenciais vencedores.
A academia sueca do Nobel está a conseguir destruir o prestígio que representa o mais alto galardão ao nível planetário. Como já tinha feito aquando da entrega do Nobel da Paz a Obama acabado de chegar à Casa Branca, e à UE, essa grande instituição de solidariedade...

sábado, 8 de outubro de 2016

O esgoto humanóide


A resposta que todos os 'hijos de puta' mereciam. De toda a gente. Em todo o lado. Porque não vale tudo, porque o dinheiro, as vendas e o lucro não podem justificar tudo. A polémica. o choque, a devassa, o escândalo e o voyeurismo são as armas predilectas do produto que vende, do mercado que exige. E a banalização dos tablóides não pode ser normalizada por aqueles que têm o dever de guardar a ética e a moral. O dever de informar diz respeito à liberdade de imprensa e de expressão. Mas no mundo global de hoje, sem escrúpulos, sem filtros, os 'TRUMPetistas' tocam e a caravana passa. Se não estamos a ficar mais estúpidos, estamos mais estupidificados... Sim, porque quem come e cala são neste momento a esmagadora maioria da chamada opinião pública. Que tem opinião sobre tudo, mas não sabe de nada. Que compra religiosamente o Correio da Manhã e vê o 'Secret Story'. Os Saraivas que por aí soçobram, ignorantes e abjectos, com um cartão qualquer na mão que lhes dá o direito de escrever qualquer coisa, vender qualquer coisa, regurgitar qualquer coisa, sem saber o que dizem, na impossibilidade de dizer o que não sabem... 

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Celebre-se

5 de Outubro. Feriado. Dia da República. Não honraremos o país e as pessoas se não honrarmos os seus símbolos e instituições. Quer se queira quer não, Portugal é uma República, e ao celebrar a sua instituição estamos a celebrar as suas instituições. Democráticas e livres. É por isso que se fazem feriados. Para que não haja esquecimentos.
Cereja no topo do bolo. António Guterres, eleito para o mais alto cargo da ONU. Um orgulho enorme para Portugal, com a certeza de que venceu o melhor candidato por mérito próprio.
Merkel e Juncker aprenderam que não se podem comportar no mundo com recurso aos mesmos truques a que recorrem na política europeia. A Alemanha aprendeu uma dura lição e o presidente da Comissão Europeia caiu no ridículo com a já famosa licença sem vencimento da Kristalina. Uma rapariga armada com a chico-espertice saloia de quem foge ao exame escrito e vai directamente à oral por portas travessas.