quarta-feira, 4 de maio de 2016

Já agora... vale a pena ler isto



RODRIGUES DOS SANTOS: “A SEXUALIDADE DAS ONOMATOPEIAS"


SOPA DE PEIXE COM LEITE DE MAMA


Comece por saborear esta deliciosa sopa de peixe com leite de mama, soberba criação daquele que, mais ano, menos ano, será seguramente o segundo português laureado com o Prémio Nobel da Literatura.
Depois, se tiver a milésima parte da pachorra do António Araújo (que leu várias vezes a volumosíssima produção romanesca de JRS nas sucessivas edições portuguesas e inglesas), prossiga a leitura pelos cinco intermináveis episódios da saga “Rodrigues dos Santos: a sexualidade das onomatopeias”, no blogue Malomil, nos atalhos que indico no final.
“Longe, muito longe, vão os tempos da célebre cena da sopa de peixe, levada aos escaparates em Outubro de 2005, no inesquecível romance «O Codex 632». Neste episódio, dos mais marcantes da ficção portuguesa pós-25 de Abril, a estudante Lena Lindholm, uma sueca de «seios atrevidos e generosos» e com «nádegas carnudas», seduz Tomás Noronha, professor da Universidade Nova de Lisboa que naquela época tinha 35 anos e envergava «olhos verdes e cintilantes».
Recordemos o incidente:
«Parou de comer e fitou-o com uma expressão insinuante. “Sabe qual é a minha maior fantasia de cozinheira?”
“Hã?”
“Quando um dia for casada e tiver um filho, vou fazer uma sopa de peixe com o leite das minhas mamas.”
Tomás quase se engasgou com a sopa.
“Como?”
“Quero fazer uma sopa de peixe com o leite das minhas mamas”, repetiu ela, como se dissesse a coisa mais natural do mundo. Colocou a mão no seio esquerdo e espremeu-o de modo tal que o mamilo espreitou pela borda do decote. “Gostava de provar?”
Tomás sentiu uma erecção gigantesca a formar-se-lhe nas calças. Incapaz de proferir uma palavra e com a garganta subitamente seca, fez que sim com a cabeça. Lena tirou todo o seio esquerdo para fora do decote de seda azul (…). A sueca ergueu-se e aproximou-se do professor; em pé, ao lado dele, encostou-lhe o seio à boca. Tomás não resistiu. Abraçou-a pela cintura e começou a chupar-lhe o mamilo saliente.»”








Sem comentários: