sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Alguma coisa parece estar a mudar...




Após o advento do Syriza, do escândalo Swissleaks e do Luxleaks, será que estes 'neo-liberaizinhos' mantêm a sua opinião?
 

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

CUIDADO COM O PAPÃO!

Meus amigos, sei que a quadra natalícia já vai longínqua mas convém que se vá preparando a próxima época festiva.
E não, não estou a confundir festividades. Falo mesmo do Natal e não do Carnaval de Ovar e passo a explicar:
- Um dos maiores dramas de quem queira manter a chamada "magia do natal", consiste em arranjar à criançada um pai natal credível.
Um pai natal que não tenha a voz igual à do avô que não se sabe  bem porquê, foi fazer qualquer coisa não se sabe onde, ou um pai natal que não falando (é melhor, porque o senhor é pretensamente da Lapónia) tem umas botas como as do tio e o mesmo tique ao andar.
Julgo mesmo que estes factos contribuem decisivamente para que fique enraizada nos nossos  putos, aquilo a que se chama a teoria da conspiração.

- Quem é o gajo??? eu não sei se acredito nele... está a chover e não está molhado.
- O saco ficou vazio, o que vai levar para as outras crianças???
- E as renas? nunca as vi.

Mas por favor não desesperem, quando a "magia do natal" e outros contos para crianças pareciam sucumbir e irremediavelmente perdidos, eis que surge Pedro (Passos) e seus amigos lobos (BCE e alemães) e avisam....O PAPÃO EXISTE (é grego e chama-se Syriza)!!! - Cuidado meninos, portem-se bem, ou vem o papão que come criancinhas ao pequeno almoço como faziam os outros.

Eu pela minha parte e seguindo a linha clássica dos contos infantis, sugiro o título "Hansel & Gretel", sendo que para melhores resultados aconselho utilizar a chanceler Merkel para bruxa do conto.

Espero ter ajudado e lembrem-se:  - A democracia não é uma fábula!
Esta é a moral da história. 


sábado, 7 de fevereiro de 2015

Bom senso - pecado capital

Um dia destes devia ser realizado um estudo à séria sobre a génese e a aplicação do bom senso. Essa coisa híbrida, quase sempre dada a dúbias interpretações, principalmente de quem não tem o bom senso (lá está) de medir aquilo que diz. Admitindo que por muitas vezes o bom senso seja traído na precipitação e pressão mediáticas, outras tantas vezes o atropelo ao bom senso nasce da verborreia de quem não sabe, precisamente, o que é o bom senso.
A forma de medir o que é sensato ou não, nasce da vergonha, insatisfação, mal estar ou incómodo de quem está na posição de ouvinte. E  mesmo que a coisa meta ao barulho clubes, política ou religião - afinal, o que faz subir a adrenalina - há sempre um limite do aceitável para o homem médio. Isto é um homem de boa fé, diligente, cuidadoso, bom pai de família (conceitos jurídicos que não desenvolvo por que não me apetece). Em resumo, é o que está na base da democracia plural e por isso é que se entende que a maioria ganha.
Sic, as últimas semanas foram profícuas em falta de bom senso. Um dos pecados que mais abomino e que há muito defendo seja elevado a pecado capital. Substituindo a gula ou a preguiça. Pecados que pratico com alguma assiduidade.
Se à falta de bom senso juntarmos uma dose de arrogância, outra de estupidez e alguma de má fé em causa própria, como não pode deixar de ser, temos uma mistura explosiva.
Deixo-vos alguns exemplos para poderem avaliar se há ou não falta de bom senso. Se em todos estes exemplos concordar com tudo o que foi dito, alguma coisa de errado se passa consigo e deve consultar um psicólogo urgentemente...

Papa Francisco:

"Algumas pessoas pensam - desculpem a expressão - que para serem bons católicos é preciso reproduzirem-se como coelhos. E não é verdade."

"É verdade que não devemos reagir com violência, mas se o dr. Gasbarri, que é um grande amigo, ofender a minha mãe, deve estar preparado para levar um soco. É normal. Não se pode provocar, não se pode insultar a fé dos outros. Não se pode ridicularizar a religião dos outros."

Passos Coelho:

"A ideia de que é possível que um país, por exemplo, não queira assumir os seus compromissos, não pagar as suas dívidas, querer aumentar os salários, baixar os impostos e ainda ter a obrigação de os seus parceiros garantirem o financiamento sem contrapartidas é um conto de crianças."

"Os Estados devem fazer tudo o que está ao seu alcance para salvar vidas humanas, mas não custe o que custar."

Mário Soares:

"Cavaco Silva foi um salazarista convicto no tempo da ditadura."

"O juiz Carlos Alexandre que se cuide...”

Paula Teixeira da Cruz:

"Falo ao telefone como se fosse para um gravador."

“Com várias declarações que todos temos ouvido de vários responsáveis do Partido Socialista sobre concretos casos, eu penso que é de facto de recear uma limitação da separação de poderes caso o Partido Socialista vença as eleições.”

Jorge Jesus:

"O Benfica vai melhorar ainda nesta segunda volta, os meus seis anos no Benfica foram sempre assim, somos sempre melhores na segunda volta do que fomos na primeira."

"Disse ao Eliseu para estar tranquilo."