sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

A impunidade tem limites

Quando estourou o caso BES, Cavaco Silva foi o primeiro a sacudir a água do capote, num estilo que lhe é característico há já longos anos, numa postura de nunca assumir qualquer responsabilidade, evitando sempre assumir-se na política como político. Na resposta Passos Coelho disse que Cavaco sabia de tudo e aquele comeu e calou. Agora sabe-se que muito antes de dizer que provavelmente não sabia de tudo reuniu duas vezes com Ricardo Salgado. O PR burlou centenas de cidadãos e enganou o povo que o elegeu. Já sabia que a pose arrogante de alguém que se põe sempre em bicos de pés com atitudes paternalistas era alguém em quem não se podia ou devia confiar...
Curiosamente, ou talvez não, as pasta ministeriais da saúde, educação e justiça e que dizem respeito aos maiores cortes no estado social e cujas consequências ficaram e estão bem à vista - como seja a colocação e os exames de professores, as mortes nas urgências de pessoas que não chegam a ser atendidas ou o novo mapa judiciário e o colapso do citius - , têm à sua frente ministros que fazem exactamente o mesmo. A impunidade é só para alguns e a falta de vergonha na cara anda arredia de muita gente...
 


segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Ser ou não ser Syriza?!


O Bloco de Esquerda (perdão), o Syriza ganhou as eleições gregas. Como se esperava. Mas daí até se chegar à conclusão de que toda a política económica europeia vai ser radicalmente oposta ao caminho de austeridade seguido até hoje vai um grande passo. Não se crie a ilusão que a solução grega passa por um perdão de dívida ou mesmo pela revogação unilateral do acordo com a troika. Duvido muito que seja esse o caminho pelo qual opte o Syriza agora que é poder. E não se crie a ilusão que o que possa acontecer na Grécia é sequer comparável com Portugal. Ao contrário do que o BE e o PCP parecem querer dizer.
Os resultados eleitorais na Grécia não deixam, contudo, de trazer alguns bons sinais. Obriga a Alemanha e seus aliados a repensar a sua estratégia que deixou há muito de ser consensual. E o plano Draghi é para já o maior tiro no porta aviões alemão, ou no submarino se quiserem. Uma estratégia alemã que passou por humilhar as pessoas acusando-as de todos os defeitos e de viverem muito acima das suas possibilidades. Uma estratégia de humilhação seguida por Passos Coelho pela trela. Que desprezou e espezinhou o seu próprio povo, abandonado nos hospitais. Uma estratégia alemã que desperta forças políticas e feridas adormecidas.
Ao contrário do que defende gente como Passos Coelho a solução da Europa não passa por condenar países como Portugal ou a Grécia com argumentos dignos de uma extrema direita ideológica que adora culpar e condenar povos. Passa necessariamente por soluções equilibradas que ajudem países como a Grécia e Portugal a saírem de um buraco que é hoje bem maior do que era há três anos. Passa por um plano Draghi e por outros que o permitam desenvolver...

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Mais um tiro ao lado


A política deste governo de Passos Coelho de tão errática e teimosa que é, consegue desmentir-se a si mesma quase todos os dias (ainda esta semana a ministra das Finanças admitiu que a requalificação pode levar a milhares de despedimentos, ao contrário do que jurara até aqui).
A política de Draghi, contra as orientações alemãs, vem dar razão ao discurso de investimento de António Costa. Espera-se que num futuro breve seja acompanhada de medidas fiscais que garantam a igualdade e a verdadeira união entre estados membros.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Cão sem dono

O relatório emitido ontem pela OXFAM dá conta que, no próximo ano, um por cento da população mundial vai deter mais riqueza do que o resto dos 99 por cento, pondo a desigualdade a atingir níveis obscenos com o sistema capitalista desenfreado e desgovernado.
Para combater a desigualdade, nos EUA, Obama anuncia hoje medidas que incluem consideráveis aumentos de impostos sobre os muito ricos, sobre heranças e sobre os bancos.
Na Europa também se ensaiam mudanças mas nada disto ainda.
Na ultima semana, a Comissão Europeia decidiu finalmente que algum investimento público deixará de contar para o défice, embora para já, a medida abranja apenas países com défices abaixo de 3%, e, portanto, não se aplique ainda a Portugal, mas todos os países podem suavizar a austeridade, alargando o calendário, desde que realizem reformas estruturais.
Mas isso exige que Governo e Presidente da República se batam na Europa pelo reconhecimento dos sacrifícios que já fizemos em Portugal, exigindo-se também uma linha de negociação permanente em Bruxelas em representação do Estado.
Ora, capacidade diplomática e política é o que este Governo não tem, nem quer ter, como está à vista no fiasco quanto à Base das Lajes, e no abdicar do controlo público na PT e na TAP. Nem interessa muito se a Base das Lajes tem porta aviões ou se é uma bomba de gasolina. Interessa é a forma como se permite que se ponha e disponha do território nacional sem qualquer tipo de justificação.
Este governo continua na senda da defesa da tese do 'orgulhosamente sós', apenas com o beijar do chão da Sra. Merkel. Numa Europa onde a Alemanha se financia a 0% ou 1% e a Grécia a 10%. Um governo que não tem estratégia nenhuma que não seja vender os anéis ao desbarato. Que reduziu o país à insignificância, e a quem os aliados e credores tratam como descartável e a quem já nem vale a pena dar qualquer tipo de satisfação. Um cão sem dono a que se dá o pontapé no traseiro da ordem.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Charlie e meio

O Maio de 1968 deu ao mundo e à França, entre outras coisas, o 'Charlie Hebdo' e o 'Libération'. E deu à esquerda europeia uma nova via (que não a terceira), moderna, culta e expansionista. Foi no Maio de 68 que nasceu o PS português e que se deram as revoltas estudantis em França e com mais relevo em Portugal, em Coimbra. Reivindicavam a liberdade de expressão e de imprensa e de acesso à cultura, reivindicavam as liberdades de um Estado de Direito, com igualdade de oportunidades para todos. No século 21 a igualdade de oportunidades continua por alcançar, principalmente em Portugal.
O atentado ao 'Charlie Hebdo' teve no entanto o condão de pôr toda a gente a falar de liberdade de expressão e de imprensa. Mesmo para quem não sabia o que era. Aliás, diga-se de passagem, que os terroristas conseguiram tudo o que não deviam querer. Os cartoons do 'Charlie Hebdo' foram exponenciados ao infinito, o mundo uniu-se em torno da liberdade de expressão e de imprensa.
No entanto, e porque é sempre necessário algum distanciamento, a verdade é que muitos dos cartoons do 'Charlie Hebdo' roçavam e ultrapassavam mesmo o limite da provocação e do insulto. Não me refiro em específico aos relacionados com o Islamismo, porque a sátira era dirigida em todas as direcções, mas vi hoje um relativo ao 25 de Abril de 1974 em Portugal, em que se representa um padre a fazer a saudação nazi. Não, não tiveram o que mereceram, esses assuntos resolvem-se em Tribunal, ao contrário do fazem e pensam os extremistas. E essa é a grande diferença entre quem acredita na liberdade e quem faz da religião um meio para a barbárie. E que não são a esmagadora maioria dos islamitas. É outra lição a tirar dos ataques de Paris. Os radicais terroristas eram cidadãos franceses. Europeus.
Já agora, se quiserem um exemplo de radicalismo, extremismo e populismo basta ouvir as declarações e as propostas de Marine Le Pén e da sua Frente Nacional, que tentando tirar dividendos políticos da desgraça, cavalga a onda da xenofobia e até já propôs a pena de morte.
Se quisermos ir mesmo ao cerne da questão, é estudar a história da criação do Estado de Israel e todos os sucessivos atropelos ao direito internacional que ainda hoje se mantêm. O povo judeu foi dos mais massacrados no século passado, o povo palestiniano também, curiosamente as vítimas viraram opressores. Com isto não quero dizer que os fins justificam os meios. Mas um rastilho aceso leva sempre a uma bomba e um terrorista será sempre um terrorista, criminoso cobarde.
Para fechar de vez o tema, e porque já fui 'bombardeado' com horas intermináveis de directos sobre o extremismo islâmico e especialistas que nascem como cogumelos deixo só umas pequenas afirmações/interrogações:

- O Correio da Manhã é um exemplo de liberdade de imprensa!
- Em Portugal já morreram quase meia dúzia de portugueses devido a abandono pelos serviços médicos e o assunto deixou de merecer qualquer importância!
- Em dois dias as televisões portuguesas já dedicaram mais horas de informação ao extremismo islâmico do que deram ao longo do último ano ao massacre palestiniano ou à guerra no Iraque e na Síria e aos 300.000 sírios mortos, sem falar dos deslocados e refugiados!
- José Sócrates tem ou não direito a dar uma entrevista? Tem liberdade de expressão e de defesa pública ou não?